Superando dúvidas e dívidas! 04 (quatro) momentos até a solução.

Aqui, vamos tratar de quatro momentos que consideramos muito determinantes para transformarmos qualquer coisa, que são: indefinição, reflexão, análise e aplicação da solução.



Indefinição

Por mais simples que seja a nossa vida vamos nos deparar, todos os dias, com indefinições de toda ordem. Há muitas coisas que devemos reduzir diariamente. 

Neste artigo, vamos colocar o nosso foco na nossa saúde, quer seja física, mental e/ou emocional. É provável que não percebamos claramente, mas estes três fatores interferem uns nos outros.

Ao estarmos devedores em uma das partes, comprometemos as demais. Nos tornamos devedores quando apresentamos excesso ou deficiência em qualquer uma das três partes.

O que nos impede, muitas vezes, de superarmos as situações indefinidas que precisam de transformações, pois estão nos causando prejuízos, é a dúvida.

O fato de não termos certeza do que está acontecendo (indefinição) nos leva a acomodação, o que gera a acumulação do pequeno problema que não tratado, pode se tornar grande.

Três coisas que precisamos definir: problema, causa e solução. Para isto vamos entrar no segundo momento, a seguir.   

Reflexão

Como gosto de me referir, a reflexão é a dupla flexão do pensamento. É considerarmos e reconsiderarmos algo. Ou seja, pensarmos sobre aquilo, no mínimo duas vezes. As outras vezes, virão naturalmente.

Aqui vamos utilizar perguntas. As perguntas, são as respostas (Tony Robbins). O que nos leva a constatarmos uma situação que precisa de definição, normalmente, é algum incomodo. 

Em exemplo: vamos considerar uma situação de alteração da pressão arterial, que provoca instabilidade física, mental e emocional. Para superamos esse problema precisaremos descobrir a causa. Elimine a causa e o efeito cessa (Miguel de Cervantes). 

Seja da maneira adequada, utilizando o profissional tecnicamente qualificado ou da maneira informal, utilizando opiniões amadoras, para chegarmos à causa de um problema precisaremos passar para o momento seguinte.

Análise

Todo ser humano, por natureza, é um analista. No entanto, há muitas análises que requerem a utilização de um laboratório devidamente equipado com pessoas apropriadamente preparadas.

Uma das técnicas, se assim podemos chamar, que mais tem nos frustrado, é a do achismo, que, na maioria das vezes, leva à utilização de medidas incorretas que só aumenta a dúvida, pois, na maioria dos casos, não resolve o problema.

É bem verdade que na complexidade dinâmica da vida (Ralph Kilmman) precisamos tomar medidas práticas, urgentes e emergentes que não podem esperar por uma análise totalmente técnica.

No entanto, é também verdade que o uso demasiado, por diversas razões, de análises indevidas, por todos nós, principalmente, quando se trata de nossa saúde física, mental e emocional, tem sido a causa de não eliminarmos os problemas e ainda contribuirmos para a sua agravação.

Então, após a análise, que, se possível, seja devida, vamos para o próximo momento.

Aplicação da solução

Já afirmamos em outro conteúdo que, para nós, solução é a alternativa que deu certo. Normalmente, com a indefinição (incômodo), após a reflexão e a análise surgem as alternativas e precisamos escolher e testar uma a uma até chegarmos à solução.

Este é o nosso artigo de número 29, no nosso perfil do Blog do Instituto Life Coaching. Nele você encontra um vasto leque de conteúdos para te ajudar a conquistar suas soluções e, consequente, sucesso.

Aqui, vamos deixar o link (assista aqui) de um vídeo onde houve uma superação de saúde. Sem uma vida saudável física, mental e emocional fica difícil termos saúde nas demais áreas.

Infelizmente, vivemos tempos de muitas contaminações e muitas pessoas não conseguem desfrutar de uma condição saudável. Que este conteúdo e os demais possam contribuir para levar uma vida satisfatória a todos que o acessarem, lerem, escutarem o áudio e aplicarem.

As ciências são maravilhosas, seja medicina, engenharia, direito, administração, etc., foram criadas (por Deus) e desenvolvidas (pelo ser humano) para nos auxiliarem na solução dos nossos problemas e nos proporcionarem uma vida saudável e satisfatória. Desfrutemos delas.

A Bíblia nos orienta que a ninguém devamos coisa alguma. Dúvidas e dívidas pessoais, profissionais, empreendedoras, organizacionais são inerentes à nossa existência. Que diariamente consigamos reduzir e eliminar todas as dúvidas e dívidas possíveis.

Osmar Marinho           

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching