Como conciliar a vida profissional e relacionamentos?

Aprenda a manter todas as áreas de sua vida em sintonia



Um dos maiores desafios da vida moderna é conseguir deixar todas as áreas da vida em equilíbrio. Cada vez mais o trabalho vem se tornando uma ocupação de 24 horas por sete dias na semana, devido a facilidade do acesso às tecnologias. O que antes era difícil acontecer, a não ser em algumas profissões, agora com a internet é possível levar trabalho para casa e em todos os lugares até mesmo quando não o queremos.

Como conciliar a vida profissional com as outras áreas de sua vida?

A carreira é o foco principal de muitas pessoas e por isso elas deixam de lado todas as outras áreas da vida para conseguir atingir o sucesso profissional. Quem nunca viu uma pessoa extremamente bem-sucedida mas que era um desastre nos relacionamentos amorosos? Abdicar dos relacionamentos amorosos e afetivos é algo que muitas pessoas fazem com a intenção de se dedicar ao trabalho, porém não é uma opção muito saudável a longo prazo. É importante ter em mente que além do sucesso profissional, seus relacionamentos são importantes para a saúde mental, pois ao ficar 100% focado em seu trabalho não haverá um momento de relaxar e conseguir ter sucesso em sua vida pessoal, portanto é necessário foco em seu trabalho, mas não deixar de lado todas as outras áreas de sua vida que são tão importantes quanto a vida profissional.

Quanto tempo devo dedicar aos meus relacionamentos?

O tempo a ser dedicado a cada área de sua vida é uma questão bastante pessoal e só você conseguirá chegar a uma decisão. O importante é ter em mente que cada pessoa exige seu próprio tempo seja esposa, filhos, namorados ou parentes. Caso esteja em um relacionamento sério é necessário dividir todas as suas aspirações pessoais e profissionais com o par, inclui-lo em suas decisões e dar a oportunidade de decidir com você e não apenas comunicá-lo de uma decisão importante, mas é claro, sem perder as oportunidades que a vida lhe oferece. Saber abdicar de mudanças em sua vida ao considerar a opinião do parceiro é essencial, mas ambos devem ter em mente que para sustentar um relacionamento é importante ter compreensão e renúncia de ambos.

Como conciliar a vida profissional e a criação dos filhos?

Outro ponto importante a se conciliar com o trabalho é a criação dos filhos e a maternidade. Antigamente, grande parte das mulheres abdicavam de sua vida profissional para ficar em casa para cuidar dos filhos e o marido era o provedor da família. Com o passar dos anos e a independência feminina tomando proporções gigantescas, são poucas as mulheres que deixam de lado sua carreira para ficar em casa apenas para cuidar das crianças. Esta é conhecida como a jornada dupla de muitas mães que passam horas no trabalho e ao chegar em casa são as responsáveis pela limpeza da cada, cuidados das crianças e demais afazeres domésticos. Neste ponto é importante a mulher analisar todas as opções e decidir se pode e realmente quer ficar exclusivamente cuidando dos filhos para que não venha a se frustrar anos depois.

 

Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching