Como conciliar casamento e criação dos filhos

Dicas para você manter todas as áreas da sua vida em sintonia



Namorar, casar e ter filhos fazem parte dos sonhos de grande parte das pessoas, assim como ter estabilidade e trabalhar com o quê gostam de fazer. Porém conciliar todas as áreas de sua vida acaba ficando complicado com o passar do tempo e algumas pessoas começam a fazer malabarismos para dar conta de tudo. Alguns casais emendam o casamento com a maternidade, porém é um tanto arriscado, afinal ainda não têm a identidade de casal enraizada e uma criança muda todos os planos e a rotina dos pais. É importante estar preparado tanto financeiramente quanto psicologicamente para a chegada de uma criança para que seu casamento não se abale com as mudanças.

Como conciliar casamento e criação dos filhos?

Em um estudo feito pelo Relationship Research Institute, localizado em Seattle, nos Estados Unidos, foi chegado ao resultado de que cerca de dois terços dos casais afirmam a queda na qualidade do relacionamento em até três anos após o nascimento do filho, após os primeiros cinco anos 25% dos casais acabam se divorciando. Este resultado evidencia a necessidade de comunicação entre os casais que acabam idealizando e criando expectativas para a criação do bebê e entram em divergências conforme a criança está crescendo, isso somado a problemas financeiros, com o trabalho e família acabam sendo uma bomba relógio para o casamento.

Alguns problemas que aparecem ao conciliar maternidade e casamento

Com o casamento e a maternidade há o aumento das responsabilidades e algumas pessoas não estão preparadas para abdicar o tempo que tinham para si e deixá-lo em função de outra pessoa. As mulheres ficam sobrecarregadas após a maternidade e vivem em função da criança nos primeiros anos, alguns homens não entendem e acabam não ajudando com tarefas domésticas o que causa esgotamento e insatisfação, principalmente quando a mulher está tentando conciliar a vida de casada, maternidade e o desenvolvimento profissional. Divergências com relação à criação dos filhos podem ser problemas para alguns casais, o que provoca brigas e isso influencia no modo com que a criança vê os pais.

Como driblar os problemas e estabilizar a vida

Comunicação é a chave para um relacionamento saudável, poder falar o que pensa e saber ouvir a opinião do companheiro sobre o relacionamento do casal, criação de filhos e demais áreas da vida. Saber se colocar no lugar do outro e perceber o quanto há entrega da pessoa para fazer o relacionamento dar certo. Se possível fazer um planejamento financeiro antes de pensar ter filhos é uma boa opção para não passar apertos financeiros enquanto a criança cresce, o que traz a tona muitas brigas e insatisfação para o casal. Ter momentos dedicados ao casal poderá fazer maravilhas ao casamento, pois com um filho toda a atenção se volta para a criança e os cônjuges podem se sentir deixados de lado por causa disso, então deixar as crianças com os avós ou até mesmo com um profissional que atenda às suas necessidades durante algumas horas pode ser essencial para os pais saírem e se divertirem um pouco.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching