Como conciliar trabalho e filhos

Como organizar sua vida e conseguir conciliar trabalho, criação dos filhos e vida pessoal



Um dos desafios das pessoas que trabalham fora e possuem família é encontrar tempo para dedicar a todas as áreas de sua vida, sem precisar sacrificar alguma delas. As mulheres, principalmente, são aquelas que precisam se desdobrar para dar conta do emprego, casamento, filhos e os cuidados da casa, além de ter tempo para dedicar às coisas que desejam fazer por diversão e descanso. Confira a seguir algumas dicas para manter todas as áreas de sua vida em sintonia e não ter o tempo apertado.

Como conciliar trabalho com a criação dos filhos

Algumas pessoas têm a oportunidade de deixarem seus empregos e se dedicar apenas para a criação dos filhos, porém esta não é uma realidade da grande maioria. As mamães precisam se desdobrar ao manter a casa organizada, dedicar seu tempo às atividades do trabalho e ter tempo para manter a rotina das crianças em ordem. Quando se conta com ajuda, é mais fácil dar conta de tudo, mas caso esse não seja o seu caso é necessário organizar sua rotina para não deixar os filhos na mão e não se prejudicar no trabalho por conta de atrasos eventuais e falta de atenção durante o expediente. Planeje os horários com atenção para não deixar a ida à escola ou o caminho para o trabalho com pouco tempo para a realização, além disso organize a casa e a rotina de seus filhos de acordo com o tempo livre que tem.

Mudanças para fazer na rotina que irão beneficiar o relacionamento com os filhos

Algumas mudanças que você poderá fazer na sua rotina para passar mais tempo com seus filhos e não sentir que está deixando-os de lado são importantes para se conectar mais com as crianças e manter uma boa relação. Procure sempre fazer uma refeição ao dia juntos, o almoço é mais complicado por causa do trabalho e da escola das crianças, mas ao jantar vocês podem conversar sobre o que fizeram durante o dia e encontrar um tempo para se conectar. Quando estiver fora do trabalho, seja em um feriado ou em férias, tenha em mente que é um período para descanso e aproveitar a família, é claro que você poderá adiantar algumas atividades durante esse tempo, mas procure dar atenção à família na maior parte do tempo livre.

Sempre que precisar não tenha medo de pedir ajuda

Contar com uma rede de apoio é essencial para manter a criação dos filhos e a rotina em seu trabalho sem grandes agitações. Caso você seja o único responsável pelas crianças, tenha sempre um parente com quem possa contar ou até mesmo uma babá que possa lhe ajudar em caso de necessidade. Estabelecer um planejamento é indispensável para conciliar a área pessoal e profissional, mas imprevistos acontecem e é importante não entrar em desespero caso tenha alguma complicação em sua rotina. As crianças também devem estar cientes de que você precisa trabalhar e que devem ajudar na manutenção dos afazeres domésticos para não a sobrecarregar. Apesar de ser desafiador, saiba que não está sozinha e sempre encontrará uma saída para as atribulações.

 

Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching