Devo me envolver com uma pessoa da mesma empresa?

Namorar com quem trabalha na mesma empresa é algo positivo?



Algumas pessoas passam mais tempo em seus trabalhos do que em sua própria casa e é inevitável que os relacionamentos profissionais acabem se tornando bem mais do que puramente contatos do trabalho. Amizades são feitas, relações são construídas com o passar dos anos em uma empresa e é inevitável que alguns dos funcionários se envolvam amorosamente. Mas o que você deve considerar antes de engatar o namoro com um colega de trabalho?

Comecei a gostar de alguém que trabalha na mesma empresa, o que fazer?

Antes de iniciar um relacionamento com um colega de trabalho é importante conhecer a política da empresa sobre esse assunto, mas tenha em mente que as empresas não podem demitir um funcionário por justa causa apenas por se relacionar com um colega. Há algum tempo algumas empresas o fizeram, porém é considerado inadequado pois não é o empregador que define o que seus funcionários podem fazer ou não em suas vidas privadas. O que você deve ter em mente é que algumas empresas fazem questão de saber do envolvimento dos funcionários quando há cargos de gerenciamento e subordinação, já que este relacionamento poderá afetar o desenvolvimento profissional, além disso é inadequado demonstrar afeto como beijos e demais gestos no ambiente profissional. Isto sim é passível de punição por parte da empresa e é importante você ficar ciente, caso deseje iniciar um relacionamento.

O que devo analisar antes de iniciar um relacionamento no ambiente de trabalho?

Antes de engatar um relacionamento com um colega de trabalho é importante analisar alguns fatores e ter certeza de que é isso que realmente você deseja. O primeiro ponto a se analisar é se o relacionamento valerá a pena e se em caso de término você conseguirá lidar de forma madura e continuar trabalhando com a pessoa no mesmo ambiente. Ter consciência e saber separar o relacionamento amoroso do profissional é essencial, demonstrações de carinho e favoritismo devem ser abolidas, assim como crises de ciúmes e mal humor por causa do relacionamento deverão ser deixadas de lado no ambiente de trabalho. Evitar intimidade na empresa, assim como segredos é extremamente importante, então saber separar sua vida pessoal e profissional é indispensável para ambas as áreas de sua vida.

Sou empregador, posso proibir namoro entre colaboradores?

Juridicamente não é possível proibir o relacionamento entre funcionários pois você, como empregador, não pode controlar a vida de seus colaboradores fora da empresa. O que você pode fazer é criar um manual de relacionamento e expor o que é permitido na empresa e o que não é, assim como definir se os funcionários deverão expor o relacionamento em casos que envolvam cargos gerenciais. Apesar de não poder proibir o relacionamento em si, o empregador poderá punir os funcionários que demonstrem afeto, carícias, beijos e demais gestos que não sejam pertinentes ao ambiente, podendo até dar demissão por justa causa aos funcionários envolvidos. O importante é ter bom senso, tanto dos funcionários quanto dos empregadores ao lidar com esse assunto tão delicado no ambiente de trabalho.

Rafaella Ehlke





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