Existe idade certa para casar?

Está pensando em casar? Confira a seguir se existe idade certa para casar.



Quem nunca escutou comentários como “É muito nova para casar” ou “Mas ele vai casar nessa idade?”, pessoas que definem a idade para sua vida e decidem projetar isso na vida dos outros estão cada vez mais presentes. Mas é importante deixar claro que o quê funciona para uma pessoa poderá não dar certo na vida da outra e é exatamente essa diferença que torna a vida interessante. Muitas pessoas procuram opiniões antes de casar, mudar de emprego ou ter filhos, mas é importante assimilar as opiniões dos amigos porém seguir a sua intuição e fazer o que lhe parece mais adequado.

Existe idade certa para casar?

Foi realizado um estudo nos Estados Unidos, na Universidade de Utah, e segundo a ciência a idade ideal para se casar é entre os 28 e 32 anos, já que conforme as pesquisas as pessoas que se casam nesse intervalo de idades têm menos chances de se divorciarem nos primeiros anos pois já estão com maturidade e vidas estabilizadas, além de serem mais propensas a aceitar outra pessoa em sua vida, o que se torna mais difícil com o passar dos anos já que os comportamentos e a personalidade já estão enraizados na pessoa e são pouco maleáveis. O estudo considerou para análise os dados da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar do país nos anos de 2006 a 2013, e o responsável pelo estudo foi o sociólogo Nick Wolfinger, que chegou a conclusão de que casamentos que aconteceram nesta faixa etária tiveram um índice menor de divórcios.

O que considerar ao decidir se casar?

Apesar de a pesquisa apresentar a idade ideal para se casar, conforme a ciência, o que você deve ter em mente antes de assumir compromisso é de que está pronto para enfrentar a vida ao lado da pessoa amada. Alguns dos pontos a se considerar ao decidir casar são:

  • Maturidade – esta se adquire com as experiências da vida e não a idade, pois é comum encontrar pessoas extremamente maduras aos vinte anos e pessoas que nunca assumiram responsabilidades aos trinta.
  • Segurança – ter autoconfiança e segurança de que o casamento é o que você quer neste momento, além de manter sua individualidade você deve ter em mente que o compromisso levará sua vida para outro caminho.
  • Defina suas metas e prioridades e entre em consenso com a pessoa com quem está casando, se há o sonho de ter filhos, mudar de casa e tudo mais o que afetará sua vida de casado.
  • Saiba se comunicar e entender que é humano e tem falhas. Não seja muito crítico e aprenda a levar as opiniões de seu par em conta para manter um relacionamento saudável.
  • Assim como você deseja ser respeitado, deve fazer o mesmo com seu parceiro, respeitar crenças, ideais e suas falhas.

Decidi casar e não deu certo, o que faço?

Não tenha medo de voltar em sua decisão e reavaliar a situação, não apresse o relacionamento e a vida a dois. Tome as suas próprias decisões e não inicie um casamento caso não seja o que quer, só porque outras pessoas disseram que é o momento certo: cada um tem seu próprio tempo.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching