Filhos x celulares, benefícios e malefícios

O quanto o uso da tecnologia afeta no crescimento saudável das crianças?



A exposição das crianças aos aparelhos eletrônicos como tablets e celulares está iniciando cada vez mais cedo. O fácil acesso às novas tecnologias, pais desesperados para deixar os pequenos entretidos e, aparentemente, sem outras opções acabam introduzindo o uso dos aparelhos na rotina de seus filhos antes mesmo de completarem um ano. Nas gerações passadas o problema dos pais era com relação à exposição das crianças a televisão, agora são diversos aparelhos eletrônicos que são os vilãos no desenvolvimento saudável das crianças.

Quais são os benefícios dos celulares na rotina das crianças?

O principal benefício para os pais no uso dos celulares é o ato de deixar o filho entretido e menos propenso a birras, porém isso pode ser algo prejudicial para o desenvolvimento da criança exposta à horas ao aparelho, pois a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos faz mal para o crescimento das crianças. Além disso as crianças que utilizam aparelhos eletrônicos são expostas a tudo o que está na internet, mesmo que não seja adequado para a sua idade, portanto há a necessidade de que os pais controlem o acesso das crianças mais velhas à busca nos navegadores e redes sociais.

Estudos feitos sobre o uso de celulares e tablets na rotina das crianças

Na América do Norte dois grandes institutos fizeram uma série de estudos para acompanhar os malefícios dos eletrônicos no crescimento das crianças, a Sociedade Canadense de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria fizeram estudos minuciosos para verificar como os aparelhos prejudicam o desenvolvimento saudável das crianças até 12 anos. De acordo com os resultados, foi definido que os bebês de até dois anos não devem ter qualquer contato com a tecnologia, crianças entre 3 e 5 anos devem fazer uso dos aparelhos por apenas uma hora por dia, já aquelas entre 6 e 18 anos deverão utilizar celulares, tablets e demais aparelhos por apenas duas horas diárias.

Quais são os malefícios do uso precoce de aparelhos eletrônicos?

Conforme os especialistas, os aparelhos causam problemas de desenvolvimento cerebral em bebês, pois é nessa fase que os estímulos ambientes são importantes e a superexposição à eletrônicos faz com que o cérebro dos bebês chegue até a triplicar em tamanho, além de causar atrasos cognitivos, déficit de atenção, aumento da impulsividade, distúrbios de aprendizado e a habilidade de regulação das emoções é prejudicada. A obesidade também é um problema relacionado ao uso de eletrônicos, pois as crianças deixam de praticar atividades físicas e acabam petiscando em frente ao computador – o que faz com que comam sem perceber que já estão saciados.  

Outros problemas que prejudicam o crescimento

O sono é uma das alterações percebidas com o uso excessivo dos aparelhos, pois emitem a luz azul e isso acaba tirando a sensação de sono e faz com que as crianças não durmam o mínimo para um crescimento saudável. A radiação emitida pelos celulares, já classificada pela Organização Mundial da Saúde, faz com que as crianças tenham um maior risco de contrair doenças, como o câncer, pois são mais sensíveis. Portanto é indispensável controlar o acesso das crianças aos eletrônicos para que cresçam e se desenvolvam de forma saudável.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching