Praticando a empatia nos relacionamentos

Como aumentar a empatia em seus relacionamentos



Uma expressão bastante divulgada nos últimos anos é a empatia, uma forma de se relacionar com os outros e se colocar no lugar das pessoas ao invés de julgá-las. As pessoas empáticas costumam analisar a situação as quais seus semelhantes se encontram e pensar: e se fosse comigo? Essa é uma forma de se conectar com as pessoas e conseguir entendê-las, mas ao mesmo tempo não julgá-las para poder conseguir ajudar quando necessário. A empatia deve ser utilizada sem moderação, seja em relacionamentos amorosos, familiares ou até mesmo no local de trabalho para que você saiba conviver e respeitar os sentimentos, fragilidades e inseguranças dos outros.

Como me tornar uma pessoa empática?

Algumas pessoas já contam com essa característica desde a infância, para outras a empatia surgiu conforme foram se passando os anos, porém é importante que você tenha ao menos o mínimo de empatia para se relacionar com as pessoas ao seu redor. A empatia pode ser treinada e adquirida com a maturidade e deve ser utilizada sem moderação para tornar seus relacionamentos mais duradouros. O primeiro passo para agir com empatia é não julgar as decisões das pessoas com quem convive, sejam elas em qualquer área da vida, ajudar é uma atitude louvável, porém julgar e tentar influenciar as pessoas para tomar a decisão que você tomaria caso fosse uma situação que acontecesse com você, não. Não utilize também frases como: “se fosse comigo faria isso…” como sendo a decisão mais sensata, você não sabe o que a pessoa está vivendo e quais são os motivos para tomar tal decisão, portanto não pode tomar uma decisão por ela.

Outros sentimentos ligados à empatia

Paciência e compaixão andam lado a lado com a empatia, pois se colocando no lugar do outro você percebe o quanto a situação pode ser incômoda e que se fosse com você gostaria que alguém lhe estendesse a mão ou, ao menos, o deixasse tomar a decisão que acha mais certa para o momento. Paciência é algo indispensável nos relacionamentos, independente de qual seja, pois pessoas pensam, agem e vivem de formas diferentes e nenhuma é errada, assim como praticar a compaixão nos relacionamentos é algo que poderá levá-lo a conhecer melhor seu parceiro ou amigo e entender o por quê ele tem determinado comportamento ou pensamento.

Pratique a empatia no ambiente de trabalho

O ambiente corporativo pode ser cruel com algumas pessoas, colaboradores querendo prejudicar os outros por almejar seus postos ou demais intrigas no ambiente de trabalho. Porém é essencial praticar a empatia com seus colegas de trabalho, clientes e gestores, pois só assim você poderá se conectar com eles e entender suas preocupações e questionamentos. Saber trabalhar em equipe, ajudar seus colegas de trabalho, ensinar aqueles que possuem dificuldade com as tarefas – mesmo aquelas mais simples – e saber se colocar no lugar do outro para entender suas dificuldades e limitações é de extrema importância em qualquer relacionamento em sua vida e com o tempo você perceberá o quanto é gratificante dar apoio a uma pessoa que precisa.

 

Rafaella Ehlke

 





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching