Quanto custa criar um filho?

Confiram o quanto irá gastar na criação de seu filho



Grande parte dos casais fazem planos de se casar, comprar uma casa e ter filhos, porém você sabe o quanto pais gastam na criação de seus filhos até atingirem a maioridade? Existem casos de gravidez não planejada, porém há casais que colocam tudo no papel para verificar se é o momento ideal para ter filhos, se sua vida está estabilizada financeiramente e se existe essa verba adicional para manter a criação da criança de forma estável e sem prejudicar muito o orçamento que possuem.

Quando iniciar o planejamento?

Se você pretende ter filhos em um futuro próximo é interessante iniciar o planejamento o quanto antes, iniciando pela contratação de um plano de saúde já que a grande maioria dos convênios contam com a carência que pode chegar a até seis meses. A fase inicial da gravidez exige consultas mensais até a 23º semana, entre a 24º semana e o parto são necessárias duas visitas mensais ao obstetra. E não só as consultas particulares que custam caro, durante toda a sua gravidez precisará de exames de sangue e urina, triagem de diabetes gestacional e ultrassonografia – isso para uma gestação sem grau de risco – caso seja uma gestação de risco haverá ainda a necessidade de exames adicionais como o teste de Coombs, que mostra se houve contato entre o sangue da mãe e do bebê, e Amniocentese que mostra se há anomalias genéticas no feto. Durante a gravidez há ainda o gasto com medicamentos, vitaminas e ácido fólico.

Quanto custa criar um filho?

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional de Vendas e Trade Martketing (Invest) o custo com a criação de um filho varia de acordo com a classe social dos pais, sendo que os valores oscilam entre R$407.140 para casais de Classe C e batem o montante de 2 milhões de reais para os da Classe A. As rendas consideradas para os casais são de salários entre 2 mil e 5.999 reais para a classe C e de valores superiores a 25 mil reais mensais para as famílias da classe A.

Quais foram os gastos considerados no estudo?

Os gastos com a criação dos filhos são considerados pelo Invest no levantamento dos dados para a pesquisa foram com a alimentação das crianças, babás e adicionais com empregados, contas da casa como energia, telefone e tv por assinatura, alimentação na escola, estudos que partem do berçário até a universidade, cursos de aperfeiçoamento, materiais didáticos e livros, mesada, transporte, academia, clubes e associações, gastos com cinema, teatro e shows, festas de aniversário da criança e de colegas da escola, viagens e férias, fundos de investimento para a criança, despesas com remédios, médicos e plano de saúde, brinquedos e itens de tecnologia, roupas e demais assessórios.

Vale a pena esperar pelo momento ideal para ter filhos?

É claro que existem pessoas que não planejaram a gravidez e conseguem dar uma vida confortável para a criança, porém isso não é regra. Se você tem a vontade de dar o melhor para a criança deve fazer um planejamento de gastos antes que pensar em ter filhos, um investimento privado é algo a se pensar para guardar o dinheiro para eventualidades, além de programar os gastos dentro de seu orçamento para não passar apertos durante o crescimento da criança, porém não existe momento ideal para se ter filhos pois cada pessoa tem seu próprio tempo, então se você pretende ter filhos não fique esperando pelas condições ideais porque elas podem nunca chegar.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching