Saúde Mental durante o Isolamento Social

Como manter a saúde mental nesse momento de pandemia



Nesse momento é natural que a gente acabe lendo muitas notícias e comentários sobre a fase difícil que o mundo está vivendo. É importante se manter informado e as notícias se atualizam constantemente, principalmente nessa era digital, onde recebemos informações de diversas fontes e plataformas.

Mas para você que está em casa de quarentena, com tempo livre, não colocar um limite para isso pode te fazer muito mal. As notícias na televisão e na internet estão 24 horas por dia, se você não se policiar e se programar, acaba sendo levado e fica conectado nisso 24 horas por dia também. Isso te deixará ansioso, aflito, tenso e improdutivo. Fora que isso não vai ajudar ninguém, certo?

O que devemos fazer nesse momento é ficar em casa para quem pode e tomar os cuidados para quem trabalha em algum serviço essencial que não parou. Então se você já está fazendo isso, pode relaxar para buscar tirar o melhor dessa situação.

Aquilo que não depende de você e está fora do seu alcance, não vai adiantar ficar pensando o dia inteiro. Então, por mais difícil que seja, pela gravidade da situação, você precisa se desconectar, pela sua saúde mental.

Ocupe seu tempo, crie rotina definindo horários para home office, para leitura, para exercícios. Cozinhar é uma ótima atividade, promove saúde e serve como uma meditação ativa.

Estabeleça também um horário para atualizar as notícias. Busque uma fonte segura, desconfie de informações sensacionalistas e extremistas que são compartilhadas em conversas de WhatsApp, onde há muita fake news.

Uma ótima oportunidade para começar a meditar e criar esse hábito. Comece com 5 min de meditação por dia. Existem aplicativos que guiam, você só precisa fechar os olhos.

E lembre-se que estamos todos no mesmo barco, você não é o único, existem milhares de pessoas ao redor do mundo, especialistas, buscando as melhores saídas tanto para saúde como para economia então aceite o que não pode controlar e cuide do que pode agora: de você, da sua saúde mental!


Dra. Andrea R. C. Moreira

Endocrinologista

- Médica - Endocrinologista pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo - Complementação em Endocrinologia no Hospital das Clínicas da USP - Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Residência de Clínica Médica no IAMSPE - Pós Graduação em Nutrologia - ABRAN Página Facebook: Dra. Andrea Moreira Consultório no Campo Belo Medical Center Av. Vereador José Diniz 3457 Conjunto 1411 São Paulo Contato: 1155311712 / 11995077071




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching