Vulnerabilidade X Gratidão X Alegria

Não perca verdadeiros bons momentos imaginando os ruins. Assim você corre o risco de ser feliz. Ta preparado?



Ninguém quer viver uma decepção ou uma dor, queremos todos ser felizes, mas a vida é mesmo uma caixinha de surpresas e nunca sabemos o que ela nos reserva. A incerteza do amanhã nos deixa vulneráveis e o desconhecido causa medo. Esse medo nos fecha para o hoje e entramos em projeções de futuro, na busca de uma certa segurança. 

Para nos sentirmos um pouco mais preparados para esses possíveis momentos desagradáveis, imaginamos, muitas vezes com detalhes, algo acontecendo.

A questão é que ao imaginar, vivenciamos essa dor, vivenciamos a situação imaginada com sensações no corpo, pois o cérebro não diferencia a imaginação do real. Com isso experenciamos muitas vezes dores e sensações de coisas que jamais acontecerão. E se de fato algo ruim acontece, seja o que você imaginou ou outra coisa, preparar-se para o pior não significa garantia de passar pela situação imaginada de forma mais tranquila.

Pelo contrário, significa passar pela situação da mesma forma difícil e sofrer duas vezes, uma imaginando e outra vivendo.

 Enquanto nossa cabeça está lá vivendo hipóteses, perdemos o aqui e agora, onde a vida realmente acontece. Viver no presente significa nos abastecer de força e criatividade. É no agora que temos todas as possibilidades, é onde fazemos escolhas que irão moldar nosso futuro e também nos preparar para vivenciar momentos difíceis. Portanto, estar atento e não se deixar levar por projeções negativas, significa encher-se de vida para aceitá-la assim como se apresenta. Quando nos entregamos à impermanência da vida, é porque entendemos que toda experiencia é válida, seja ela ‘’boa’’ ou ‘’ruim’’, é porque confiamos na vida, em nós mesmo e decidimos viver com autenticidade. A coragem de viver com ousadia, experimentando a vida a cada momento, traz um sentimento de gratidão e é isso que nos torna pessoas mais felizes, portanto não espere ser feliz para sentir-se grato. Seja grato para ser feliz.

Vamos viver uma coisa de cada vez? 

Não perca verdadeiros bons momentos imaginando os ruins. Assim você corre o risco de ser feliz. Tá preparado? 

(Texto inspirado no livro “A coragem de ser imperfeito” da Brené Brown)


Bianca Ronchi

Coach

Curso Profitere credenciado como ACTP (Accredited Coach Training Program), pela Internacional Coach Federation Certificada em Eneagrama Fundamental (Channel Consulting- SP) Professional e Self Coach (Instituto Brasileiro de Coaching) Formada e pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela EMESCAM




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching