Quatro (04) motivos para ter um negócio!

Acessando uma fonte de renda própria



A grande realidade é que a agricultura, a indústria, o comercio e a prestação de serviços, ou seja, todos os setores da economia, contam com todo tipo de consumidor.

Outro fato incontestável é que, quanto menor o nível de renda maior o número de consumidores naquela camada social. Quem tem qualquer tipo de renda fixa e quem não tem nenhum tipo contribui na sustentação da economia.

A partir de 2020, com a pandemia, surge o auxílio emergencial, em função da interrupção da atividade econômica, e muitas pessoas experimentam o que é ter uma renda pela primeira vez.

Em todo tempo, mesmo antes da pandemia, já estávamos trabalhando para despertarmos as pessoas para o empreendedorismo, pois acreditamos que a ocupação do tempo de forma produtiva e proveitosa é uma saída para melhoria das famílias e, consequentemente, da sociedade.

Começamos o ano perguntando: 2021, de onde podem vir as soluções? E respondemos: 03 três fontes poderosas: pensamentos, decisões e ações. Acesse e leia: https://www.institutolifecoaching.com.br/blog/desenvolvimento-pessoal/2021-de-onde-podem-vir-as-solucoes-osmar-marinho/

Em seguida, trouxemos a sequenciabilidade das proposições, pois entendemos que as proposições, as habilidades e as sequencias precisam estar alinhadas para haver objetividade. (Acesse e leia: https://www.institutolifecoaching.com.br/blog/desenvolvimento-pessoal/a-sequenciabilidade-das-proposicoes/  

Em continuidade, apresentamos empreendedorismo, o potencializador do sucesso, onde tratamos de implementação. Acesse e leia: https://www.institutolifecoaching.com.br/blog/desenvolvimento-pessoal/empreendedorismo-o-potencializador-do-sucesso/ 

Na sequência, recomendamos cinco (05) ações que podem nos levar da ideia ao topo, onde focamos em viabilidade. Acesse e leia: https://www.institutolifecoaching.com.br/blog/desenvolvimento-pessoal/cinco-05-acoes-da-ideia-ao-topo/  

 Neste artigo, como mencionado no subtítulo, vamos abordar sobre acessar uma fonte de renda própria considerando os quatro motivos, mencionados no título, que são: Obter renda para subsistência; obter renda principal; obter renda extra; e obter renda passiva.

 

Obter renda para subsistência.

Sem dúvida, muitos de nós, em algum momento, já tivemos que optar por ter um negócio em função da subsistência. A seguir, algumas referências sobre subsistência:

Agricultura de subsistência 

É um tipo de agricultura que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido. Wikipédia

Economia de subsistência (Traduzido do inglês) 

É uma economia voltada para a subsistência básica e não para o mercado. Doravante, “subsistência” é entendida como sustentar-se em um nível mínimo. Wikipedia (inglês)

Empreendedor de Subsistência       

É a modalidade de empreendedorismo que tem como objetivo ter um negócio para garantir a sobrevivência do empreendedor e de sua família. … Segundo o SEBRAE um dos grandes fatores para a sobrevivência ou mortalidade de uma empresa é o conhecimento em gestão.

Acesse e leia: https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/empreender-ainda-e-uma-questao-de-subsistencia-no-brasil       

Acessar uma fonte de renda própria por motivo de subsistência, ou sobrevivência é muito comum. Muitos negócios surgiram dessa atitude e se tornaram consolidados ao longo do tempo.

Ao ter um negócio próprio, para subsistência, muitos empreendedores venceram o grande desafio, que muitos temem: ATUAR EM VENDAS.

Obter renda principal.

Chamaremos de renda principal, a que dedicamos mais tempo, mais trabalho e mais investimento para obtê-la, ou a que nos traz os melhores resultados?

Muitas alternativas, de obtenção de renda para subsistência, de renda extra ou de renda passiva, se tornaram renda principal por se enquadrarem como mais significativas do que a renda que até então era considerada principal.

É importante estabelecer uma avaliação cuidadosa para evitar uma decisão precipitada que resulte na troca do certo pelo duvidoso. 

No próximo motivo traremos uma relação de alternativas de renda extra, que, também, pode ser acessada como renda principal.

Obter renda extra.

O desequilíbrio das contas, a necessidade de ampliação do poder aquisitivo, a construção de uma renda passiva, etc. pode ser a base para se ter um negócio que se caracterize como obtenção de renda extra.

Como dissemos, a seguir vamos apresentar algumas alternativas de negócios que podem trazer uma renda extra:

Alugue seu imóvel (ou parte dele); aposte no transporte de pessoas; invista no marketing multinível (MMN); loque seu próprio carro; receba por um lugar no seu carro; cuide de cachorros; escreva para web; ganhe dinheiro cozinhando; explore seus talentos manuais; ofereça serviços de manutenção; organize um bazar com objetos que não usa mais; seja guia de turismo em sua cidade; faça tradução de textos; etc. Acesse e leia: https://mag.com.br/blog/educacao-financeira/artigo/o-que-e-renda-extra 

Há inúmeras alternativas de negócio que podem gerar renda extra. 

Obter renda passiva.

A renda passiva mais conhecida de todos nós, é a aposentadoria, que pode se dá por vários motivos. Inclusive, por atingimento de idade mínima o que alcança, também, os empreendedores.

Outra forma, também, conhecida e utilizada por muitas pessoas, é a aplicação no mercado financeiro. Esta, é a modalidade em que o dinheiro (investimento) trabalha para nós (Ações, moedas, etc.).

Ainda tem as obras literárias, musicais, científicas, etc. que podem gerar direitos autorais configurados como renda passiva.

A renda passiva se caracteriza por cessar o uso de tempo, trabalho e investimento ativos e continuar o recebimento dessa renda.

Enriqueça seu tempo. Enriqueça sua vida!

Vivemos um tempo crítico do ponto de vista social e econômico. No entanto, esse é um momento favorável para nos aprimorarmos.

O caos social e econômico vai passar e quando isto ocorrer precisamos estar preparados para continuarmos nossa jornada. Neste artigo trazemos um conjunto de link’s que podem ser acessados e consultados.

Uma das frases que mais tem nos ajudado é a que diz: a força necessária vem da preparação adequada. Estamos nos esforçando para entregar conteúdos que agreguem valor a todos.

Elaborar os conteúdos e disponibiliza-los é o nosso compromisso, quanto a acessar, absorver e aplicar é uma alternativa de cada um que tem essa oportunidade.

Cada link apresentado traz informações, conhecimentos e experiências inseridos que tem a finalidade de orientar, instruir, motivar e inspirar todos que o acessem.

No próximo artigo, pretendemos apresentar conteúdos que complementem os assuntos aqui tratados. Esperamos nos encontrar por lá.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching